Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ser saudável é...

“Ser saudável é ter consciência (se conscientizando) de quem sou”

“Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realizá-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim”. (Romanos 7.18-20)

O apóstolo Paulo, ao escrever a epistola aos romanos, no cap. 7. 18-20, chama-nos a atenção para o fato de fazermos uma leitura “saudável” da realidade como pessoa, individuo.

Fazer essa “leitura” é ter consciência (se conscientizando) plena daquilo que somos, neste caso, a auto-analise aponta para a realidade da humanidade; habita por ventura alguma coisa boa no homem? Sua natureza pecaminosa é capaz de produzir algo de bom?

O apóstolo Paulo enfatiza aqui, que ele (ser humano) tem uma disposição, um real interesse em fazer o que é bom, mas, o que faz não é o bem que deseja, e sim o mal que habita em sua velha natureza.

Evidencia-se então a constante luta do ser humano; os valores e princípios agora estabelecidos por Cristo x a realidade pecaminosa da humanidade!

Você pode se perguntar: “Como pode! Jesus me salvou! Como pode o pecado habitar em mim”? Pode, porque ele acompanha a nossa “velha” natureza pecaminosa que herdamos no Éden. Ela, essa “velha natureza”, quer constantemente prevalecer sobre a “nova natureza” constituída agora em Jesus.

Daí a grande luta do apóstolo Paulo – e de toda a humanidade!

O que fica para nós dessa riquíssima lição?

Ter plena consciência (se conscientizando) daquilo que somos!

Enxergar em nós as “enfermidades” que ainda nos acompanham!

Se auto-analisar constantemente (quais são os meus sinceros desejos? Quais os desejos que tem prevalecido na minha caminhada? Quais são os desejos que tem me dominado?)

Ter sempre presente na memória à realidade nossa como seres humanos; “existe um conflito (guerra, batalha, luta) diária com o qual eu tenho que lidar constantemente em minha vida”!

Eis um caminho para se ter êxito nessa guerra: Provérbios 28. 13 “Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem confessa e os abandona, encontra misericórdia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário